domingo, 20 de dezembro de 2009

Rock'n'roll

.
Um pouco de história...
.
A primeira gravação rock'n'roll que obteve popularidade nacional foi "Rock Around the Clock" produzida por Bill Haley e The Comets, em 1955. Harley fez sucesso ao criar uma música voltada para a juventude, que incluía suas batidas empolgantes, a necessidade de se dançar e o efeito de suas letras. É o que relatam Steve Chapple e Reebe Garafalo: "Nos anos 50, o Rock N' Roll atacou, quase diretamente, muitas das instituições que ajudavam a controlar os jovens... Durante os anos de autoritarismo silencioso do governo Eisenhower, a maneira sugestiva de se comportar no palco, os vocais guturais e as letras de duplo sentido do Rock N' Roll foram vistos como ataque à decência sexual e à família estável. O Rock N' Roll encorajou a separação da juventude do controle familiar".

O maior símbolo do rock'n'roll entre 1956 e 1963 foi Elvis Presley. Sua liberação melancólica e sexual atraía diretamente o público jovem, enquanto que horrorizava os mais velhos. Como o rock'n'roll havia se tornado um sucesso financeiro, as gravadoras que o consideravam uma coqueluche, começaram a garimpar novos cantores; eles geralmente faziam sucesso ao comercializar as suas músicas mais rebeldes.

Nos anos 60, a música espelhava as tensões da Guerra do Vietnã e desempenhava um importante papel na cultura americana. O conteúdo verbal das canções de rock traziam rebeliões, protestos sociais, sexo e principalmente drogas.

De 1967 para frente, os festivais de rock começaram a entrar na sua melhor fase, pois milhares de jovens os freqüentavam justamente para ouvir rock. A maioria destes festivais pacíficos e bem sucedidos foi realizada em Woodstock, N.Y., em agosto de 1969. Porém, mais tarde, um evento semelhante, que trazia os Rolling Stones e foi realizado em Altamont, Califórnia, foi marcado por vários incidentes violentos que foram filmados, houve até um assassinato.
O rock nasceu e sempre foi sinônimo de rebeldia, de uma geração que queria mudar, reclamar seus direitos, viver ao extremo. Isso trouxe conseqüências, obviamente - Por volta de 1970, várias celebridades do rock - Janis Joplin, Jim Morrison e Jimi Hendrix - morreram por excesso de drogas.

Um fato importante do rock ocorreu no final dos anos 70 com o punk rock, que foi uma resposta a estagnação do gênero e um protesto político niilístico. Iniciou-se, evidentemente, na Grã Bretanha, por bandas como Sex Pistols e The Clash. O punk rapidamente tornou-se popular nos EUA. No início dos anos 80, o rock havia se modificado consideravelmente.
Eram jovens que não tinham dinheiro e nem sabia tocar direito, mas tinham sede de mostrar seus pensamentos e suas idéias.
Durante os anos 80, os vídeos se tornaram um forma popular de promoção e entretenimento. Porém, no final dos anos 80, várias bandas, inclusive Nirvana, Pearl Jam e Mudhoney, continuaram seguindo a linha do punk rock, utilizando temas políticos e celebrando a própria falta de virtuosidade técnica. Nos anos 90, velhas bandas, entre elas o Grateful Dead e o Rolling Stones, tornaram a conquistar popularidade, não só dos jovens, mas também de muitos fãs de meia idade.
'
# ♪ # ♫ # ♪ # ♫ # ♪ # ♫ # ♪ # ♫ # ♪ # ♫ # ♪ # ♫ # ♪
.
Essas gerações foram marcadas pelo inconformismo, pela necessidade de mostrar suas ideias, opiniões e se rebelar contra os padrões certamente marcou gerações para sempre. Eram pessoas que não tinham medo das consequencias e de lutar pelo seu espaço no mundo, transformá-lo em algo melhor.
Pensando nos dias atuais e nos movimentos musicais de hoje em dia, podemos notar uma grande mudança. Afinal, será que ainda revindicamos nossos direitos como nas décadas que passaram ou somos passivos, ficamos sentados esperando que alguém faça alguma coisa contra o que nos incomoda, será que estamos fazendo nosso papel de questionar o mundo e as situações que nos cercam? Qual será a marca que deixaremos na história?
O que você está fazendo para mudar o mundo?
.
.
"I believe in miracles, I believe in a better world for me and you"
- Ramones

Um comentário: